.

12 de novembro de 2012

ISS - CÁLCULO DO VALOR

 

Como é calculado o ISSQN ?

R: Na maioria dos casos para o cálculo do ISSQN (Imposto sobre serviços de qualquer natureza) utiliza-se o percentual (alíquota) sobre a Base de Cálculo. Relembrando que quando se fala em ISS devemos estudar a legislação de cada município.*

*Clique aqui e acesse links para os municípios

EXEMPLO: Uma pessoa jurídica com CNPJ e inscrição municipal situada no Município “Modelo” prestou serviços no mês e emitiu uma nota no valor de R$ 62.000,00. A Legislação deste município reza que para aquele tipo de serviço a alíquota é de 5%, então temos:

 

image

ARTIGOS RELACIONADOS:

5 comentários:

Arte Contabil disse...

Muito boa a explicacao. Acredite, muita gente nao sabe como fazer um calculo simples como este.

Fernando Tondelli de Oliveira disse...

Obrigado ! Essa é a intensão...trazer o q para muitos é simples ao conhecimentos de todos ! abraços !

Anônimo disse...

Qdo a empresa pertence a outro Estado ou Municipio, porém cobra taxa de administração sobre o serviço prestado em outro municipio, devo fazer a retenção do ISS sobre a taxa de adm?

Dione de Oliveira disse...

Bom dia.

Hoje tenho uma situação onde meu cliente reclama da forma na faço a cobrança dele. Vou utilizar o exemplo a cima: se eu tenho o valor de R$ 62.000,00 somados ao valor de R$ 3.100,00 do imposto eu terei uma nota no valor de R$ 65.100,00 onde a prefeitura entende que o valor a ser descontado de ISSQN é sobre o valor de R$ 65.100,00 e não sobre os R$ 62.000,00 então na verdade eu receberia o valor de R$ 61.845,00. Para que isto não ocorra nós utilizamos o seguinte calculo: R$ 62.000,00/0,95 totalizando o valor de: R$ 65.263,16, sendo assim quando a prefeitura me descontar o valor de 5% eu receberei: R$ 62.000,00. Pergunto esta certo o meu raciocínio?

Fabi e suas artes disse...

Boa tarde,preciso de uma ajuda para ENTENDER O ISS. Minha mãe era cabelereira na cidade de mococa ,e pagava o Iss, nos mudamos para cá desde 1992, e me parece que não fechou firma. No final de 2013, recebemos um aviso de processo q deveria pagar uma valor de 4800,00 por 20 anos de ISS. Ela foi até mococa, acertar estaconta e fazer um acordo, pois achamos um valor exorbitante. Foi feito uma acordo onde ela pagaria somente 800,00 por ser aposentada e não ter outra renda, só que a advogada da prefeitura não fez por escrito e isso não valeu de nada. Novamente ela teve q ir fazer o acordo, e só deram um desconto de 1000,00 reais, ou seja terá q pagar 3800,00, onde foi acertado em 36 x. Mas tb não veio nenhuma acordo escrito registrado em cartório, e a tabela q passaram com os valores atualizados achei bem estranha.Ja foi pago a primeira parcela e já venceu a segunda. Moramos em São paulo a mais de 20 anos. Tenho como entrar com um processo para rever este calculo, pq ela recebe somente um salario minimo e já este valor esta fora do q ela pode pagar. Por ser aposentada podemos recorrer? entrar com um processo contra este valor. Como vou saber os valores do ISS DE 20 ANOS ATRAS? pODERIA ME AJUDAR?

Postagens mais visitadas

Postagem em destaque

FÉRIAS - PERÍODO AQUISITIVO, CONCESSIVO E ABONO PECUNIÁRIO

  Trabalho em uma indústria desde 03/10/2020 e nunca "sai de férias". Posso exigir que meu empregador conceda-me 17 dias em 01/202...